domingo, 18 de maio de 2008

Para que servem as vitaminas?

















Perguntas e Respostas Sobre Vitaminas
1) O que são e para que servem as vitaminas?
As vitaminas são nutrientes essenciais para o organismo, sendo necessárias em quantidades muito pequenas, por isso são chamadas também de micronutrientes. Por não serem sintetizadas pelas células dos tecidos humanos, devem ser ingeridas através da alimentação. São usualmente classificadas em dois grupos, com base em sua solubilidade, podendo ser lipossolúveis (solúveis em gorduras) ou hidrossolúveis (solúveis em água).

2) Quais os fatores que variam as necessidades vitamínicas de uma pessoa?
Idade, sexo, deficiências, estado fisiológico (gestação, lactação, infância), atividade física.
3) A quantidade de vitaminas presente nos alimentos é constante?
Não, a quantidade de vitaminas presentes nos alimentos variam dependendo do seu grau de amadurecimento (no caso das frutas), cozimento, tempo de preparo do prato, etc. A quantidade de vitamina de determinados alimentos estipulada através de tabelas é determinada a partir de valores médios através da composição centesimal dos alimentos.

4) Quando há necessidade de tomar vitaminas?
É aconselhável comer os alimentos no seu estado natural? como por exemplo, comer a cenoura crua. Em casos em que a quantidade de vitaminas ingeridas através da alimentação não atingir as recomendações diárias, deve-se fazer uso de vitaminas sendo a solução mais viável, mas sempre como suplementação e não como uso exclusivo.
5) Qual a quantidade indicada de vitamina por dia?

VITAMINA B1
Atua na produção de energia
1,5 mg
9 fatias de presunto magro (90g) ½ xícara de semente de girassol (75g) 1 xícara de germe de trigo (75g) 1 colher (de café) de levedo de cerveja (pó ou comprimido) (10g)

VITAMINA B2
A riboflavina é importante no metabolismo geral, onde atua na formação de energia.
1,5 mg
1 copo de leite integral (150ml) ½ filé de fígado de boi (75g) 2 fatias de queijo branco (60g)

VITAMINAB3
Atua na obtenção de energia e de forma geral no metabolismo das proteínas, lipideos e carboidratos
13 a 19mg
1 filé de atum (190g) 1 filé de fígado (130g) 1 xícara de aveia (100g)
É essencial para a formação de energia, metabolismo de proteínas e para a liberação e glicogênio do fígado e dos músculos.
2 mg
½ file de fígado (80 g) 1xícara de aveia ! fílé de frango grande (280 g) 3 bananas nanicas

FOLACINA
É essencial na formação de DNA, divisão celular e metabolismo energético.
0,2 mg
1 file pequeno de fígado (100 g) ¾ de xícara de espinafre cozido ¾ de xícara de feijão branco 1 copo grande de suco de laranja (300 ml)

BIOTINA
Essencial para a obtenção de energia no metabolismo energético.
50 mcg
2 ovos ¼ de filé de figado de galinha 50 g de champignon

VITAMINA B12
É essencial para o funcionamento da célula, principalmente no trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso
0,002 mg
2 xícaras de leite 10 g de fígado 1 lata de atum

VITAMINA B5 (ÁCIDO PANTOTÊNICO)
É essencial no metabolismo energético, sendo que é elemento constituinte da acetil CoA.
4,7 mg
1 filé pequeno de fígado (100 g) 2 filés de salmão (200 g cada) 2 filés de frango (200 g cada)

VITAMINA A
Desempenha papel essencial na visão e desenvolvimento ósseo, no desenvolvimento e função do tecido epitelial, no sistema de defesa do organismo e no processo de reprodução.
750 mcg retinol
½ cenoura grande ¾ de xícara de abobóra 1/10 de filé de fígado (15g) ½ xícara de espinafre cozido ½ melão 1 batata doce pequena

VITAMINA C
Ajuda na formação de proteínas, aumenta a absorção de ferro, aumenta a resistência às infecções, importante na resposta imune e na cicatrização de feridas.
60mg a 120mg
1 kiwi 2 xícaras de couve-manteiga ½ xícara de pimentão amarelo 2 limões ½ xícara de suco de laranja 2 colheres sopa brócolis 1 laranja

VITAMINA E
É um potente antioxidante. Previne danos na membrana celular e aumenta a absorção de vitamina A além de proteger as hemáceas (células do sangue). Ainda atua na manutenção do tecido epitelial.
10mg
½ xícaras de amêndoas secas 1 colher de sopa de óleo de milho 1 ½ xícara de leite de vaca 3 xícaras de macarrão com queijo

VITAMINA D
Essencial para o crescimento e desenvolvimento normal e importante para formação de osso e dentes.
0,01mg
¼ de filé de atum ½ copo de leite 7g de sardinhas frescas 20g salmão

VITAMINA K
Auxilia na produção de protrombina, um composto necessário na coagulação sangüínea normal
0,08 mg
2 talos de brócolis ½ folha de repolho ½ folha de couve 20g de espinafre 12g de nabo

6) O que são suplementos alimentares e quando se deve ingerí-los?Há necessidade de acompanhamento médico ou de um nutricionista?
Os suplementos são nutrientes encontrados em diversas formas, como cápsulas, pós, líquidos, indicados à indivíduos que por algum motivo não conseguem ingerir todas às suas necessidades nutricionais através da alimentação. Dessa forma, torna-se viável completar a alimentação com tais suplementos.
Casos onde pode ser necessária a ingestão de suplementos: gestação, desnutrição, anemia, estresse, atletas ou indivíduos que entram em programas de restrição calórica severa, sendo que em todos os casos deve-se haver acompanhamento médico e nutricional.
Para saber se há realmente necessidade de suplementação, deve haver um levantamento da ingestão alimentar do indivíduo, e se necessário, exames laboratoriais das dosagens vitaminínicas séricas, afim de esclarecer eventuais carências e suplementar as vitaminas que estiverem em déficit no organismo.

7) Qual a diferença entre vitaminas e suplementos?
Vitaminas são os nutrientes em si, já mencionados anteriormente e suplementos são as formas industrializadas de vender estas vitaminas ou outros diversos nutrientes.

Consuma os alimentos da pirâmide com equílibrio e use suplementos só se você estiver enquadrado, nos grupos citados acima .O bom mesmo é ingerir alimentos fresquinhos,e ter uma vida saudável.

Tchau,tchau!

3 comentários:

Nanne Nascimento disse...

Ímpar esse informativo viu Rosi.
Ameiiiii
Bjs

Rosiane Carvalho disse...

[:)]

Sarah Micaela disse...

Tem que diminuir os textos e só colocar as vitaminass...
mais o meu trabalho ficou ótimoo!!
:D]
Bjos!!