quarta-feira, 14 de maio de 2008

Como preparar uma lancheira saudável para seu filho















O que colocar no lanche dos pequenos? É preciso levar em conta as necessidades nutricionais e a aceitação, além de fazer com que a merenda seja, ao mesmo tempo, saudável e gostosa. Basta um pouco de criatividade.
É importante que as crianças levem para a escola alimentos energéticos (fornecem glicose, principal fonte de energia para o bom desempenho físico e o trabalho cerebral), construtores (ricos em proteínas e cálcio, essenciais para o crescimento e o desenvolvimento) e reguladores (fibras, vitaminas e minerais que regulam todo o funcionamento orgânico). Sucos de frutas e de soja com frutas são uma boa opção. Neste caso, para garantir uma maior durabilidade, escolha os produtos em embalagem longa vida.


Pães de farinhas integrais, também podem fazer parte do cardápio. Para o recheio, queijo defumado, e geléia.


Biscoitos doces sem recheios, barras de cereais, iogurte, água de coco, frutas frescas da época (inteiras e com casca) e frutas secas também devem aparecer na lancheira. É só variar.


os lanches preparados em casa sem os cuidados necessários podem ocasionar sintomas desagradáveis, como diarréia, vômito, febre e até paralisação respiratória, cardíaca e mental.
O ideal é oferecer apenas produtos não-perecíveis, como frutas, biscoitos, legumes secos, pães e geléias. Os sanduíches devem ser preparados momentos antes da criança sair para a escola e somente com defumados, como salame e queijo provolone – que podem ser mantidos fora da geladeira. “Complementos como alface, catchup, mostarda e maionese comercial também estão liberados.
As restrições estão nos frios, como presuntos e queijos em geral , bolos recheados, ovos, carnes, aves, pescados e legumes cozidos. “Estes alimentos não podem ser mantidos fora de refrigeração por mais de duas horas e devem ficar abaixo de 7° C, o que é inviável em uma lancheira. As mães devem, ainda, evitar os achocolatados e sucos caseiros, preferindo apenas os industrializados.
Outro cuidado se refere à limpeza das frutas, já que a higienização inadequada pode provocar Hepatite A. “A dica é lavá-las com água corrente e utilizar uma escovinha para remover bactérias, vírus e resíduos de agrotóxicos. Além disso, não se deve usar sabão ou detergente e as frutas devem estar refrigeradas antes da lavagem.


Vamos imitar a Dra. Lorca ,e dizer aqui o que "pode" e não pooodeeee".Mas, sem ser igual a ela, senão vamos criar pequenos obesinhos .

Pode
Frutas
Biscoitos
Pães
Geléias
Sanduíches com defumados (provolone e salame, por exemplo)
Legumes secos e alface
Produtos não-perecíveis (como catchup, mostarda e maionese comercial)
Qualquer tipo de produto perecível
Achocolatados e sucos de embalagem tipo Pet
Bolos caseiros (como pão-de-ló ou industrializados sem recheio)
Não pode
Ovos
Carnes, aves e pescados
Requeijão
Maionese ou molhos caseiros
Lanches com queijos em geral e presunto
Legumes cozidos
Qualquer tipo de produto perecível
Sucos, vitaminas ou achocolatados caseiros
Bolos com cremes ou qualquer tipo de recheio
Uma sugestão ,peça a opinião do seu filho para preparar a lancheira,dando as opções, afinal ele vai saborear o lanche ,então também tem que participar das escolhas.


Beijinhos Mamães da GMB,adorei o convite das meninas,e aceitei com muita alegria adoro a área de alimentos.Procuto sempre dar alimentos saudáveis as minhas filhas,é muito importante para o desenvolvimento da criança.Até a próxima.

3 comentários:

Anônimo disse...

amei as dicas rose!

Rosiane Moreira disse...

Estou adorando este blog Helô, já é um sucesso,tanto quanto a comunidade.

Beijinhos

Unknown disse...

Você mencionou QUALQUER TIPO DE PRODUTO PERECÍVEL na lista tanto do que PODE e do que NÃO PODE.