quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pudim Paçoca





















Para o São João, além dos pratos típicos (olha que mesa bonita!!!)que faço todos os anos, resolví inovar e fazer um pudim dois em um ,ele é pudim e é paçoca ao mesmo tempo!!!Foi uma loucura aqui em casa , as crianças se deliciaram , o pessoal que veio aqui em casa,adorou, foi um tal de pedir receita,em São Pedro vai ter bis, êta pudinzim danado de bom, sô!!!!!

Vamos á receita :

Pudim Paçoca

Ingredientes:

1 xícara (chá) de açucar
1/4 de xícara (chá ) de água
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de leite
4 ovos
2 xícaras de (chá) de paçoca cortada em pedaços grandes (comprei pronta e coloquei 13 paçocas das quadradinhas)mas ,da próxima vez vou fazer e usar para o pudim a receita de paçoca da Luzia)
1 xícara (chá) de coco em flocos

Modo de fazer:

Leve ao fogo baixo o açucar misturado com a água até obter um caramelo.Espalhe este caramelo em uma forma de buraco no meio de 20 cm de diâmetro e reserve.No liquidificador, bata o leite condensado,o leite, e os ovos, por 3 minutos, adicione a paçoca, o coco e bata rapidamente para não quebrar a paçoca por completo, só dei tempo do liquidificador fazer :"pruuuumm".Despeje na forma caramelada,cubra com papel alumínio e leve ao forno médio,pré-aquecido,em banho-maria,por 1 hora e 30 minutos.Retire do forno,deixe esfriar e leve á geladeira por 4 horas.Desenforme e sirva, se a calda ficar na forma, dê uma esquentadinha nela com um pouco de água.



Meninas da GMB , não deixem de fazer para o São Pedro,suas amigas vão pensar que deu um trabalhão!rsrsrs

Até a próxima!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Bolo cremoso de fubá












Mamães, grávidas e tentantes ,Anarriê , as festas juninas estão acontecendo,e com elas muito forró,quadrilhas, fogueiras, fogos e ......delícias da temporada, principalmente as que levam milho como ingrediente.Resolví trazer para vocês uma delícia de bolo de fubá,2 em 1, porque ele fica com uma camada de um creminho tipo pudim em cima,e é superfácil de fazer, até aquelas que não gostam ou não sabem cozinhar podem fazer este bolo para o maridão,e receber muitos elogios, as crianças então vão adorar, ou podem convidar as amigas e oferecer este mimo no São João.Fiz ele para a reza de Santo Antonio, e as beatas ficaram em polvorosa, o padre então ,acabou cometendo o pecado da gula.hehehe brincadeirinha!!!
O fato é que este delicioso bolo de fubá não pode faltar na sua mesa junina, é fácil, e você só precisa separar os ingredientes e bater no liquidificador!



Ingredientes:

No liquidificador coloque primeiro os ingredientes secos:

1 xícara e meia de fubá,
2 xícaras de açúcar
e 2 colheres de sopa de farinha de trigo (cheias)

Agora coloque:

2 colheres de margarina,
4 xícaras de leite,
3 ovos
e 1 pitada de sal.

Depos de bater bem é só acrescentar:

1 pacote de queijo ralado (100gr),
raspas de limão(ocpcional)
e 1 colher sopa de fermento em pó

misturar bem, colocar em fôrma untada e enfarinhada e levar para assar em forno pré-aquecido."

Espere esfriar corte em quadradinhos, e aí é só se deliciar


BeijinhoS juninos!!!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

VITAMINA C
























Só de olhar para essas maravilhas de frutas, dá água na boca; pois é ,Mamães ,o inverno já está na porta, as festas Juninas também, época de frio e bastante fumaça devido aos fogos dos festejos juninos, e também de gripes ,resfriados e alergias.Nada melhor que prevenir ,ajudando o sistema imunológico das nossas crianças e de toda família, tomando bastante sucos,principalmente os que contém vitamina C.Vamos falar sobre esta vitamina,que temos em fartura aqui em Salvador,na forma de laranjas ,limões ,acerolas ,goiabas,não tem feira que não tenha estas belezas na nossa terrinha.
VITAMINA C

Amplamente presente nas frutas e hortaliças, a vitamina C é um dos nutrientes mais populares, podendo ser encontrada em produtos industrializados enriquecidos tais como, sucos de frutas, pastilhas, balas e cereais matinais. Essa fama deve-se aos inúmeros benefícios que esse nutriente proporciona ao organismo, como: - estimulação do sistema imunológico, promovendo uma maior resistência às infecções; - aumento da absorção de "ferro não-heme" (ferro proveniente de alimentos de origem vegetal como, por exemplo, feijão, espinafre e lentilha); - auxílio no processo de cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes; - atuação como antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, além de aumentarem o risco para desenvolvimento de câncer e doenças do coração. Com tantas vantagens, podemos imaginar que quanto maior o seu consumo, melhor será para o nosso corpo, certo? Errado! Por ser uma substância hidrossolúvel (solúvel em água), o excesso é excretado através da urina.A vitamina C está presente em grande quantidade nos mais variados alimentos podendo ser facilmente atingida a sua recomendação. Assim, não é indicado o uso de suplementos que, em geral, contém mais de 10 vezes a recomendação diária da vitamina, ou seja, cerca de 1.000 mg ou 1 g em cada pastilha ou tablete.Não se deve cortar ou picar esses alimentos se eles não forem consumidos imediatamente pois, o oxigênio presente no ar tem o poder de oxidar a vitamina C, destruindo-a. Portanto, guardar suco de laranja ou limonada por muito tempo na geladeira não preserva a quantidade inicial da vitamina.Algumas pessoas têm o hábito de adicionar ao cozimento de vegetais uma pitada de bicarbonato de sódio com a finalidade de melhorar sua coloração. Essa atitude não é indicada pois, o bicarbonato colabora para a perda de vitamina C.


Alimentos ricos em vitamina C



Goiaba 1 unidade média (170 g) Caju 1 unidade média (60 g) Pimentão cru 1 unidade média (55 g) Manga 1 unidade média (220 g) Laranja pêra 1 unidade média (180 g) Morango 10 unidades (120 g) Abacaxi 1 fatia média (120 g) Mamão papaya 1 fatia média (110 g)http://www1.uol.com.br/cyberdiet kiwi, amora, açaí, laranja, limão,tangerina, tomate.
Portanto, só para relembrar,este é o grupo alimentos mais famosos no combate a doenças. Afinal, quem não sabe que o melhor remédio para a gripe é "vitamina C e cama"?
Os alimentos que se destacam são o limão, a laranja e a acerola, que podem ser usados em molhos, sucos, sorvetes, doces, geléias, compotas...
Em 100 gramas da parte comestível da acerola, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja.
Nem é preciso tanto! Uma laranja de tamanho médio contém cerca de 70 miligramas desta vitamina - uma quantidade maior do que as necessidades diárias de um adulto.


A vitamina C:

Protege contra o envelhecimento das células;
Ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, ataques do coração, doenças pulmonares e derrames cerebrais.
A acerola também está relacionada ao combate de diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis e disenterias, a laranja pode ajudar a reduzir o colesterol e o limão atua contra inflamações e alguns tipos de câncer.
Portanto ,vitamina C!!! Cama ,só para outras necessidades.
Aqui receitinhas de refrigerantes caseiros,
inofensivos, e o que é muito bom,cheio de vitaminas:


REFIGERANTE CASEIRO (TIPO FANTA)

Ingredientes-
- 4 cenouras médias
- 1 copo de suco puro de limão
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- ½ casca de uma laranja (bem lavada)
- 3 litros de água com gás
Modo de fazer
Bater os ingredientes e parte da água no liqüidificador. Depois disso acrescentar o restante da água Pode ser servido integral ou coado.



REFRIGERANTE CASEIRO DE MORANGO
Ingredientes
- 1 garrafa(s) de água mineral com gás
- 500 ml de suco de morango
- açúcar
- gelo
Modo de Preparo:
Coloque água mineral na geladeira, para que fique bem gelada. Depois bata no liquidificador a água, o suco e o açúcar.Na hora de servir, coloque gelo.
Dica:Em caso de utilização de xarope natural de guaraná, não é necessário adoçar.
O sabor do suco preparado dessa forma supera o de qualquer refrigerante industrializado.Poderá ser obtido um resultado melhor ainda se o suco também for preparado em casa, aproveitando as frutas da época, por exemplo: manga; abacaxi; maracujá; caju; melancia, etc.



Beijinhos GMB'S e até a próxima!


Aguardem mais receitas.